sábado, 28 de maio de 2011

Exercício: uma arma contra a hipertensão

A manutenção de níveis normais da pressão arterial é uma das condições mais importantes para preservar a saúde. Quando a pressão arterial se mantém elevada, nosso organismo torna-se vulnerável e predisposto a desenvolver doenças que à médio e longo prazo terão consequências gravíssimas.

A
hipertensão arterial é, portanto, uma doença perigosa e traiçoeira. Seu perigo maior reside principalmente no fato de que geralmente o hipertenso não percebe nenhum sintoma que possa alertar para o risco que está correndo. Em função desse problema, devemos incluir como hábito regular o controle da pressão arterial. Cabe ressaltar que este controle deve ser feito por profissional habilitado, com uso de aparelho adequadamente aferido. Em muitos casos, a medida errada da pressão arterial constitui um risco tão grande quanto a própria doença.

Atualmente, a Medicina já conta com armas terapêuticas extremamente eficientes para tratar a hipertensão arterial. Entretanto, existe uma terapêutica que cada vez mais é incorporada ao tratamento e à prevenção da hipertensão, com custo praticamente zero e resultados fantásticos: o exercício físico!

A literatura científica torna-se cada vez mais recheada de informações caracterizando a importância e a eficácia da prática regular de exercícios, tanto para prevenir quanto para tratar a hipertensão.

A prevenção é uma atitude que deve ser incorporada às nossas prioridades de vida. Quem pratica regularmente exercícios físicos, "massageia" suas artérias com o pulsar do sangue. Esse benefício se transfere em termos de flexibilidade das paredes arteriais, evitando o enrigecimento das mesmas, o que constitui um dos principais cuidados para prevenir doenças. Por outro lado, quando fazemos exercícios, nossos músculos produzem substâncias que dilatam os vasos sanguíneos mais periféricos. Esse efeito "acomoda" melhor o sangue na circulação, reduzindo a pressão arterial.

Concluímos portanto que o exercício físico bem orientado produz o mesmo efeito, após sua realização, que um remédio vasodilatador. É tamanha sua eficácia que os cardiologistas já estão "receitando" exercícios 2 a 3 vezes ao dia no tratamento da hipertensão.

Trabalhos científicos recentes mostram inclusive que o exercício físico potencializa o efeito da medicação anti-hipertensiva. Conclui-se que fazer exercícios regularmente representa um tratamento de saúde capaz de atuar contra a hipertensão com poderosa eficácia, usando contra a doença uma arma tão poderosa quanto os seus efeitos traiçoeiros.

Se a hipertensão é "invisível", os benefícios da atividade física também o são. Entretanto, apesar de nós não estarmos vendo, nossas artérias tornam-se mais "saudáveis e bonitas"!



Prof. Dr. Turíbio Leite de Barros Neto

NUTRIÇÃO

Zero Carb não é dieta

Zerando o carboidrato ou aumentando a quantidade proteíca ingerida como um monstro sem programação nenhuma você acaba por estimular a produçao de prolactina e inibir a sua testosterona

Revista online (newsletter)
Edição de maio de 2011
Paulo Cavalcante MuzyPor Paulo Cavalcante Muzy
Médico ortopedista especialista em fisiologia do exercício
Consultório especializado em consultoria esportiva situado na Rua Sansão Alves dos Santos, 433 cj62 - Brooklin, São Paulo-SP

 

Fisiologia!

ZERO CARBO NÃO É DIETA!
São incontáveis as vezes que eu e o Rodolfo atendemos pacientes que afirmam que estão de dieta porque cortaram o carboidrato.

Pessoal, zerar o carbo não é fazer dieta...(principalmente porque tem uma galera que acha que se zerar o carbo pode mandar bala em churrascaria e fontes proteicas em geral como se estivesse fazendo dieta de Atkins ou de South Beach...)
NÃO CONFUDAM AS COISAS!
Fazer uma dieta extremada como estas duas citadas e deixar de ser obeso é algo completamente diferente de perder gordura em uma situação que você não é mais do que eutrófico, tem uma massa muscular desenvolvida e necessidades metabolicas determinadas pelo exercicio...
Como voce pode querer ficar com um físico bonito se faz uma rotina que serve para tirar pessoas da
obesidade morbida para colocá-las em um sobrepeso - chamando isso de sucesso? é como querer escovar os dentes com uma britadeira porque se a britadeira quebra as pedras duras do pavimento vai fazer da mesma forma pelo tártaro dos seus dentes...
Do mesmo jeito que nessa situaçao a britadeira vai moer seus dentes, na dieta voce vai moer seus músculos...

Vou explicar porque:

já ouviu falar em prolactina?
é um hormonio que serve principalmente serve para induzir a produção de leite. nao é só isso: ele inibe a liberação de testosterona. sabe quem estimula a liberação de prolactina? Consumo de proteína...
entendeu porque essas coisas tem de ser medidas e porque dieta é foda? inclusive o controle da secreção da sua testosterona pode ser determinado pela sua alimentação...

Pois bem, o que acontece é o seguinte: zerando o carboidrato ou aumentando a quantidade proteíca ingerida como um monstro sem programação nenhuma voce acaba por estimular a produçao de prolactina e inibir a sua testosterona...
Essa é uma das razões principais de monitorar nossos pacientes por exames laboratoriais no consultório: muitos querem "melhorar" seus programas consumindo algumas coisas demais e outras de menos e isso acaba com nosso trabalho e a possibilidade do pessoal chega onde quer. Logo, nossa função, é trabalhar para a pessoa entender como as coisas funcionam para ela, em ordem de não cometer enganos bobos, mesmo que na intensão de superar espectativas, próprias e minhas e do Rodolfo (afinal gostamos do que fazemos e nos estimulamos com bons resultados).
Para nossos pacientes: lembrem-se sempre dos exames de rotina!
Para nossos leitores: leiam cada vez mais! Não se deixem enganar por dicas rápidas de academia - por mais que carreguem boas intensões, se nao estiverem adequadas a você provavelmente vão lhe dar dor de cabeça para consertar o efeito.

abraço e bom sabado!
(com muita performance e muita saúde - sempre)

ATENÇÃO!!

Agora nosso blog está aberto a dúvidas e sugestões de postagens.



Mande suas dúvidas e sugestões para o

e-mail: jbmegaforca2@yahoo.com.br







Academia Mega Força

Boa Forma, bem estar e Fitness

J.B Fitness