quinta-feira, 28 de abril de 2011

TREINAMENTO COM PESOS PARA ADOLESCENTES

TREINAMENTO COM PESOS PARA ADOLESCENTES – O TREINO DO FILHO DO MISTER O. DORIAN YATES

Por Waldemar Guimarães

O treinamento com pesos para adolescentes¸ é uma área ¸ainda¸ controversa para alguns profissionais. Desde muitos anos adolescentes e crianças vêm sendo desestimulados a treinar com sobrecarga sob o medo de que isto venha a causar distensões musculares e problemas articulares ou atrapalhar o processo do crescimento. Entretanto¸ estudos em animais sugerem que a aplicação sistêmica de sobrecarga conduz a um maior desenvolvimento ósseo¸ tornando-os maiores e mais denso. Mas com a ciência encontra algumas barreiras¸ poucos trabalhos similares em seres humanos¸ até o momento¸ foram conduzidos.

Em um estudo realizado em pré-adolescentes de ambos os sexos (1) foi aplicado treinamento com adição progressiva de pesos por nove semanas sendo que o treinamento foi realizado três vezes por semana com a duração média de 25 – 30 minutos cada treino. Neste trabalho foi observado um aumento de 42.9 em força comparado com aumento de apenas 9.5 num grupo não treinado.

Em outro estudo realizado por Weltman e seus colegas (2)¸ 26 adolescentes do sexo masculino com idade centesimal de 8.2 anos realizaram um programa de treinamento de força utilizando equipamento isocinético e resistência hidráulica pelo período de 14 semanas. O força isocinética aumentou em até 37% nestes jovens ao final do período de treinamento. Apenas uma lesão correlacionada com a aplicação de sobrecarga foi notificada¸ assim mesmo a lesão ocorreu em um jovem que perdera três sessões de treinamento. Nenhum jovem demonstrou evidências de danificação das epífises ósseas ( região responsável pelo crescimento ósseo) ou de tecido mole (músculos¸ ligamentos e tendões).

Em minha experiência pessoal¸ nunca verifiquei nenhum problema relacionado ao crescimento¸ desenvolvimento ou lesões sérias em crianças ou adolescentes que se submeteram sistematicamente a treinamento com sobrecarca. Venho trabalhando com esta faixa etária a muito tempo¸ tanto em Academia como em ginásios. Posso mencionar ai os anos em que trabalhei como Preparador Físico da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica Desportiva. Nesta época¸ treinava meninas adolescentes e pré-adolescentes em diversas variáveis incluindo a trabalho com sobrecarga para aumento de força. Muita gente ficaria surpreso com a força que estas meninas têm que desenvolver para arremessar bolas¸ arcos e fitas a grandes distâncias.

Mais recentemente venho treinando o filho do Dorian¸ Lewis D. Yates e o seu primo Lee Chinn de 13 e 15 anos respectivamente¸ não porque eu tenha mais competência do que o Dorian mas é que o homem é muito ocupado e focalizado em seu próprio treinamento. Veja¸ uma das pessoas vivas neste planeta que mais entende de musculação não iria permitir que seu próprio filho treinasse se isto envolvesse algum risco.

Me parece que os riscos são pelo menos bastante limitados¸ mas como não se brinca com a saúde de ninguém¸ especialmente com a saúde de adolescentes¸ vamos analisar as seguintes considerações :

1- Em média o treinamento com sobrecarga só deve ser realizado após a idade de 12-13 anos em se considerando um jovem de crescimento normal. Antes disto o jovem deve ser estimulado a realizar atividades mais naturais com jogos¸ caminhada e natação.

2- Devemos analisar a maturação sexual do aluno. Vocês já devem ter se deparado com meninas de 13 anos de idade que mais parece ter 18 e meninos de 18 anos que parece ter 13. Isto depende sobretudo da individualidade biológica de cada adolescente. Existe processo científico de avaliação física para se determinar a maturação sexual mas por sua inconveniência é melhor utilizar o bom senso.

3- Mesmo adicionando-se o treinamento com pesos¸ o jovem deve continuar a praticar outras atividades físicas que envolvam qualidades como coordenação¸ agilidade e capacidade aeróbia. Bater uma bola é ótima opção. Tem muitos pais frustados consigo mesmo que colocam os filhos até mesmo com 5 anos de idade para treinar futebol de salão¸ tem até categoria mamadeira¸ estas crianças muitas vezes participam de competições passando por um estresse desnecessário enquanto deveriam estar brincando. O fator etário na prática de outros esportes também deve ser levado em consideração.

4- O treinamento para jovens deve ser de maior volume e menor intensidade¸ ou seja¸ mais repetições e menos carga.

5- Inicialmente deve-se preferir exercícios utilizando máquinas já que pesos livre são mais típicos de ocasionar lesões. Peso livre só devem ser utilizados com o auxílio de um treinador.

6- Deve-se optar por exercícios apoiados para evitar sobrecarga na coluna e muita utilização de músculos estabilizadores e sinergistas.

7- Aquecimento e volta a calma são indispensáveis e devem incluir exercícios de alongamento.

8- O treinamento deve ser prescrito e acompanhado por um profissional especializado.

Basicamente os cuidados com o adolescente são os mesmos que devemos ter com um atleta iniciante porém a atenção desprendida deve ser maior.



Referências Bibliográficas:

(1) SEWALL¸L. & MICHELI¸L.J. Strength training for children. The Journal of Pedriatic
Orthopaedia Strabismus¸ 1986¸ No 6¸ pp. 143-146.
(2) WELTMAN¸ A. et. al. The effects of hidraulic resistence strength trainning in pre-pubertal
males. Medicine and Science in Sports and Exercise¸ 1986¸ No 18¸ pp. 629-638.
Artigos

ATENÇÃO!!

Agora nosso blog está aberto a dúvidas e sugestões de postagens.



Mande suas dúvidas e sugestões para o

e-mail: jbmegaforca2@yahoo.com.br







Academia Mega Força

Boa Forma, bem estar e Fitness

J.B Fitness