Os esteróides androgênicos anabólicos (EAA ou AAS - do inglês Anabolic Androgenic Steroids), também conhecidos simplesmente como anabolizantes, são uma classe de hormônios esteróides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo
Matéria publicada em 10 de setembro de 2011
Os esteróides androgênicos anabólicos (EAA ou AAS – do inglês Anabolic Androgenic Steroids), também conhecidos simplesmente como anabolizantes, são uma classe de hormônios esteróides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo.
São substâncias geralmente derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona, e podem ser administradas principalmente por via oral ou injetável. Atualmente não são utilizados somente por atletas profissionais, mas também por pessoas que desejam uma melhor aparência estética, inclusive adolescentes. Os diferentes esteróides androgênicos anabólicos têm combinações variadas de propriedades androgênicas e anabólicas. Anabolismo é o processo metabólico que constrói moléculas maiores a partir de outras menores.
O que são efeitos androgênicos dos esteróides anabolizantes?
Os efeitos androgênicos são aqueles que interferem com as características masculinas. Todo ser humano possuiu hormônios masculinos. Os homens saudáveis, naturalmente possuem em seus organismos muito mais que as mulheres.
Sendo assim, podemos dizer que os esteróides anabólicos (conhecidos também como bombas ou anabolizantes) são material sintético similar à testosterona. A testosterona apesar de ser um “hormônio masculino” é encontrado tanto em homens como em mulheres, ainda que a quantidade de testosterona no corpo das mulheres seja muito menor.
A testosterona tem 2 efeitos diferentes no corpo: um efeito androgênico, que influencia as características sexuais masculinas tais como o aumento do pênis e dos testículos, mudanças na voz, crescimento de pêlos na face, axila e áreas genitais, e aumento da agressividade; e um efeito anabólico, que influencia coisas como aumento da massa muscular, força, velocidade de recuperação dos músculos e controle dos níveis de gordura corporal.
Os esteróides anabólicos foram projetados de tal forma que se diferenciem da testosterona pelo aumento do efeito anabólico e diminuição do efeito androgênico. O problema é que não existe ainda um esteróide perfeito, que seja 100% anabólico e 0% androgênico. Em todos eles encontramos propriedades androgênicas e anabólicas.
Quais os efeitos colaterais cientificamente comprovados pelos esteróides anabolizantes androgênicos?
Todos os esteróides anabolizantes fabricados ate o presente momento possuem efeitos colaterais e quanto mais androgênica for a droga, mais perigosa ela é para o organismo.
Efeitos Colaterais
Calvície; Hipertrofia da próstata; Acne; Agressividade; Hipertensão; Limitação do Crescimento (os esteróides anabólicos podem interromper o processo de crescimento); Aumento do Colesterol; Virilização em Mulheres(crescimento de pêlos na face, engrossamento da voz, hipertrofia do clitóris e amenorréia); Ginecomastia (excessivo desenvolvimento dos mamilos em indivíduos do sexo masculino); Dores de Cabeça; Impotência e Esterilidade; Insônia; Hepatotoxidade (quase todos os esteróides causam lesão no fígado); Problemas de Tendões e Ligamentos (muitas vezes o aumento da força é desproporcional à capacidade de adaptação dos tendões e ligamentos)
Lógico que o grau de perigo que o esteróide representa vai depender de alguns fatores tais quais: a forma em que eles são tomados (oral x injetável); que dosagens são usadas; por quanto tempo eles são usados e a idade, o sexo e o estado de saúde do usuário.
Quais os esteróides anabólicos mais utilizados atualmente?
Metandostrenolona (Dianabol)
Oxandrolona – Anavar
Decanoato de Nandrolona (Deca Durabolin)
Propionato de Testosterona
Cipionato de Testosterona
Enantado de Testosterona (Testoviron)
Durateston
Undecilenato de Boldenone
Fluoximesterona – Halotestin
Oximetolona
Trembolone – Parabolan
Gonadotrofina Corionica Humana – HCG
Mentellona – Primobolan
Mesterolona – Provilon
Testosterona suspensão
Stanozolol – Winstrol
Citrato de Clomifeno – Clomid
Efedrina – Cafeina – Aspirina
L-Tiridotironina Sodica – Cynomel
Cloridrato de Clembuterol – Clembuterol
Citrato de Tamoxifeno – Nolvadex
Aminoglutademida – Orimetene ou Citraden
Insulina
GH
Oxandrolona – Anavar
Decanoato de Nandrolona (Deca Durabolin)
Propionato de Testosterona
Cipionato de Testosterona
Enantado de Testosterona (Testoviron)
Durateston
Undecilenato de Boldenone
Fluoximesterona – Halotestin
Oximetolona
Trembolone – Parabolan
Gonadotrofina Corionica Humana – HCG
Mentellona – Primobolan
Mesterolona – Provilon
Testosterona suspensão
Stanozolol – Winstrol
Citrato de Clomifeno – Clomid
Efedrina – Cafeina – Aspirina
L-Tiridotironina Sodica – Cynomel
Cloridrato de Clembuterol – Clembuterol
Citrato de Tamoxifeno – Nolvadex
Aminoglutademida – Orimetene ou Citraden
Insulina
GH
Todas estas drogas possuem características especificas e individuais, tais como meia vida, ciclos, riscos conhecidos e desconhecidos. Os ciclos podem ser curtos, médios e longos, associados ou não.
Falar de cada uma delas e montar ciclos iria render um assunto interminável e muito discutido. Mas estou a disposição para duvidas no meu email de contato.
Resumindo
De fato, os esteróides possuem uma grande capacidade de promover crescimento muscular e aumentar a forca. Porem, não seja estúpido de antes de administrar drogas em seu organismo, pelo menos de dar uma chance para que este lhe mostre o seu potencial, treinando serio e concentrado, e se alimentando apropriadamente. Se for inevitável a administração de drogas saiba o maximo sobre: higienização, possíveis efeitos desejáveis e colaterais e como estas funcionam em seu organismo.
Cuidado ao seguir os conselhos de pessoas leigas. O uso de esteróides anabolizantes pode ser extremamente arriscado quando não acompanhado de perto por um especialista. Lembre-se sempre: sua saúde não tem preço.